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Orientação: Postura Assertiva

Orientação: Postura Assertiva

POSTURA DE ASSERTIVIDADE E SEGURANÇA

A Postura de Assertividade é uma técnica de linguagem corporal com o objetivo de aumentar a autoconfiança e reduzir a insegurança e ansiedade. Essa técnica consiste em adotar uma posição de poder: ficar de pé com as pernas afastadas, os braços na cintura e o peito para fora, por 2 a 3 minutos, de 2 a 3 vezes ao dia. Para facilitar a memorização, a autora da técnica, Amy Cuddy, sugere que essa postura é similar à de um herói ou heroína de histórias em quadrinhos.

No início, pode-se sentir como um(a) impostor(a), mas essa postura é uma mensagem corporal intensa e poderosa para o cérebro. Com a prática contínua, começa-se a incorporar sentimentos de autoconfiança, segurança pessoal e otimismo.

Principais Benefícios:

  • Aumento da Autoconfiança: Elevar os níveis de testosterona, hormônio ligado ao poder e autoconfiança.
  • Redução da Tensão Emocional e Ansiedade: Diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
  • Melhoria na Performance: Melhor desempenho em atividades que exigem confiança e assertividade.

Resultados Esperados:

  • Redução do Medo e Ansiedade: Ajuda na diminuição da ansiedade e medo em desafios.
  • Melhoria na Autoimagem: Fortalecimento da autoconfiança e valorização da própria imagem.
  • Comunicação Aprimorada: Expressão de ideias de forma mais assertiva e clara.

Recomendações de Prática:

Pratique a Postura de Assertividade diariamente, por 2 a 3 minutos, 2 a 3 vezes ao dia, e use antes de situações que requerem confiança. É uma ferramenta valiosa e complementar para diversos tratamentos.

Para Saber Mais:

Confira “O poder da presença: Como a linguagem corporal pode ajudar você a aumentar sua autoconfiança”, por Amy Cuddy, disponível na Editora Sextante. Link na Amazon.

Vídeo com a autora do estudo no TED, legendado em portugês, abaixo:

 

Dr Cyro Masci - autor 1
Autor: Dr. Cyro Masci
CREMESP 39126
Psiquiatra RQE CFM 9738
Psiquiatria Integrativa

Orientação: Postura Assertiva

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POSTURA DE ASSERTIVIDADE E SEGURANÇA

A Postura de Assertividade é uma técnica de linguagem corporal com o objetivo de aumentar a autoconfiança e reduzir a insegurança e ansiedade. Essa técnica consiste em adotar uma posição de poder: ficar de pé com as pernas afastadas, os braços na cintura e o peito para fora, por 2 a 3 minutos, de 2 a 3 vezes ao dia. Para facilitar a memorização, a autora da técnica, Amy Cuddy, sugere que essa postura é similar à de um herói ou heroína de histórias em quadrinhos.

No início, pode-se sentir como um(a) impostor(a), mas essa postura é uma mensagem corporal intensa e poderosa para o cérebro. Com a prática contínua, começa-se a incorporar sentimentos de autoconfiança, segurança pessoal e otimismo.

Principais Benefícios:

  • Aumento da Autoconfiança: Elevar os níveis de testosterona, hormônio ligado ao poder e autoconfiança.
  • Redução da Tensão Emocional e Ansiedade: Diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
  • Melhoria na Performance: Melhor desempenho em atividades que exigem confiança e assertividade.

Resultados Esperados:

  • Redução do Medo e Ansiedade: Ajuda na diminuição da ansiedade e medo em desafios.
  • Melhoria na Autoimagem: Fortalecimento da autoconfiança e valorização da própria imagem.
  • Comunicação Aprimorada: Expressão de ideias de forma mais assertiva e clara.

Recomendações de Prática:

Pratique a Postura de Assertividade diariamente, por 2 a 3 minutos, 2 a 3 vezes ao dia, e use antes de situações que requerem confiança. É uma ferramenta valiosa e complementar para diversos tratamentos.

Para Saber Mais:

Confira “O poder da presença: Como a linguagem corporal pode ajudar você a aumentar sua autoconfiança”, por Amy Cuddy, disponível na Editora Sextante. Link na Amazon.

Vídeo com a autora do estudo no TED, legendado em portugês, abaixo:

 

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Autor: Dr. Cyro Masci
CREMESP 39126
Psiquiatra RQE CFM 9738

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