psiquiatra em sao paulo - logo 100-2

Tempo mental X Tempo Real: Neurociências ajudam a entender a diferença.

Ter a impressão de que alguns períodos passam de forma rápida ou muito lenta é mais comum do que se imagina. Para tornar o mundo mais interessante e as experiências mais ricas, a dica é conhecer como o nosso cérebro funciona. Isso é fundamental tanto nos momentos de irritação ou ansiedade, quando parece que o tempo acelera, quanto nos episódios de tristeza, quando parece que o tempo não passa.

Um dos piores métodos de registrar a passagem do tempo é confiar no cérebro. O que o cérebro faz, na realidade, é criar um tempo próprio, um tempo mental, que é muito diferente daquele apontado pelo relógio e pelo calendário.

A boa notícia é que, se não é possível modificar a velocidade do relógio, dá para alterar a velocidade do tempo mental, tanto para mais quanto para menos.

Manobras

Há fórmulas para tirar mais proveito do nosso tempo conhecendo algumas manobras, certas estratégias para modificar o modo habitual de o cérebro criar a memória mental. E isso pode ser utilizado para fazer experiências boas durarem mais. Para fazer o tempo passar mais devagar, guardar um período de tempo da sua vida como prazeroso, a dica é aumentar a variedade dos acontecimentos.

Novos registros, novidades, é o que faz a diferença para o cérebro criar uma memória de tempo mais longo. É o oposto do tédio. Pense no trânsito habitual, indo ao trabalho, congestionado: é tedioso, parece que o tempo não passa nunca, mas só naquele momento. No final do dia, essa sensação desaparece, o cérebro não tem por que guardar na memória um fato tão trivial.

Nem sempre é possível preencher os dias com fatos novos, mas isso não é motivo para desistir. Sabendo como o cérebro se comporta, é possível criar coisas novas na rotina, no tédio. Por exemplo, olhando de um modo diferente para o habitual. Num trânsito congestionado, tedioso, é possível buscar mais detalhes, registrar cenas de modo diferente”.

Sou fotógrafo nas horas vagas, e acabei desenvolvendo uma estratégia que talvez funcione para você, leitor. Sempre que estou entediado, seja preso no trânsito, seja numa fila chata, começo a tirar fotografias mentais, a selecionar detalhes que poderiam render uma boa foto. Com isso, crio novidades para o cérebro e a sensação de tédio diminui bem.

O importante é saber que o ser humano não é senhor dos acontecimentos, mas pode dirigir a atenção de modo diferente, tornando o mundo mais interessante e as experiências mais ricas.

Cyro Masci é médico psiquiatra em São Paulo e atua em clínica privada com abordagem integrativa, que une a medicina convencional com diversas formas de tratamento não convencionais. Saiba mais em https://linktr.ee/cyromasci

 

Saiba mais sobre comportamento e emoções nos links abaixo:

Clínica Legalizada

RT: Dr. Cyro Masci
CREMESP:39126 RQE:9738

clinica de psiquiatria em SP - selo certificado MED-BR

Informações de Contato

R. Tabapuã 41, cj 88 – Itaim Bibi – S. Paulo – SP
Telefone: (11) 5041-0996
Whatsapp: agendamento pelo whatsapp(11) 97641-5065
Estacionamento com manobrista
Localização no Google localização no mapa

1998 – 2021 © Dr. Cyro Masci | CREMESP: 39126 | RQE CFM: 9738 • Médico Psiquiatra

Go to Top