psiquiatra em sao paulo - logo 100-2

Tensão Pré Menstrual

Sintomas

Está presente em maior ou menor grau em algo como três entre quatro mulheres. Em geral começa um pouco depois da ovulação, dura entre 7 a 10 dias, e termina com a menstruação. Para muitas mulheres, os sintomas são severos a ponto de afetar seus relacionamentos afetivos, sociais ou de trabalho. Em 30-40% das mulheres os sintomas da Tensão Pré Menstrual podem afetar suas rotinas e atividades diárias, mas ser tolerável. E em até 10 % das mulheres que sofrem de Tensão Pré Menstrual esses sintomas podem se tornar incapacitantes.

E quanto aos reflexos nos homens? Aproximadamente dois em cada três que convivem com mulheres com Tensão Pré Menstrual relatam efeitos negativos no relacionamento, com brigas e afastamento. Aproximadamente um em cada três homens relata impacto negativo nas suas relações sexuais durante o período de Tensão Pré Menstrual.

Sintomas da Tensão Pré Menstrual

Os sintomas mais comuns podem ser divididos em emocionais e físicos. Algo em torno de 30 % das mulheres têm sintomas exclusivamente emocionais, 5 % apenas sintomas físicos, e o restante 65 % os dois tipos de sintoma.

Os sintomas emocionais mais comuns são a ansiedade, irritabilidade, tensão emocional, agressividade, depressão, desânimo, choro com facilidade e aumento do apetite.

Já os sintomas físicos mais comuns incluem dores (de cabeça, nas mamas), ganho de peso, retenção de líquidos, e problemas de pele. Esses sintomas podem ser divididos em quatro categorias mais específicas:

  • Tensão Pré Menstrual Tipo A: Sintomas principalmente de Ansiedade, Agressividade, Tensão Emocional, Irritabilildade, sensação de estar no limite”;
  • Tensão Pré Menstrual Tipo D: Sintomas principalmente de Depressão, comumente acompanhado de insônia, desânimo, dificuldade com memória, choro fácil. Aproximadamente metade das mulheres com TPM tem sintomas depressivos;
  • Tensão Pré Menstrual tipo H: Principalmente retenção Hídrica, com inchaço, edemas, aumento de volume no abdôme, dores nos seios e ganho de peso corporal;
  • Tensão Pré Menstrual tipo C: A Cefaléia predomina, em geral acompanhado de fadiga e necessidade de consumo de doces. Mulheres sofrem de enxaqueca três vezes mais que os homens, e em 65% dos casos ela está relacionada ao cíclo menstrual.

Tensão Pré Menstrual em adolescentes

Durante a adolescência ocorrem várias alterações emocionais que são características dessa fase, como irritabilidade, acne, cólicas, agressividade. Mas, se os sintomas desaparecem ou melhoram com a menstruação, é provável que não sejam devidos à fase de vida, e sim à Tensão Pré Menstrual, devendo ser abordada como tal.

psiquiatra sao paulo - Tensão Pré Menstrual

PSIQUIATRIA INTEGRATIVA

Dr. Cyro Masci

Dr Cyro - Psiquiatra SP

Médico Psiquiatra | Abordagem Integrativa
CREMESP: 39126 | Psiquiatra RQE CFM: 9738

VÍDEOS

Entrevistas com Dr Cyro Masci sobre Tensão Pré Menstrual

Biostress – Raiva, Irritabilidade, Saúde e Doença

Veja mais…

Otimismo Realista tem Impacto Positivo na Saúde

Cinco dicas para enfrentar a depressão de final de ano

Psicossomática: como as emoções podem gerar doenças

Ansiedade: como enfrentar?

Clínica Legalizada

RT: Dr. Cyro Masci
CREMESP:39126 RQE:9738

clinica de psiquiatria em SP - selo certificado MED-BR

Informações de Contato

R. Tabapuã 41, cj 88 – Itaim Bibi – S. Paulo – SP

Telefone: (11) 5041-0996

Whatsapp: agendamento pelo whatsapp(11) 97641-5065

Estacionamento com manobrista

Localização no Google localização no mapa

1998 – 2021 © Dr. Cyro Masci | CREMESP: 39126 | RQE CFM: 9738 • Médico Psiquiatra

Go to Top