psiquiatra - dr cyro masci - logo transparente 2
psiquiatra - dr cyro masci - logo transparente 2
psiquiatra - dr cyro masci - logo transparente 2

Síndrome do Pânico

O que é o Transtorno de Pânico?

Existem muitas teorias sobre a origem do Transtorno de Pânico ou Síndrome do Pânico (SP). Uma que parece mais promissora e prática é a que diz que o transtorno decorre de uma mudança no Sistema de Respostas a Ameaças do cérebro, um alarme para situações perigosas. Compreender como funciona esse alarme é fundamental para entendermos a Síndrome do Pânico.

Todos nós possuímos sistemas de ajuste ao que acontece ao nosso redor. Por exemplo, se a temperatura do meio ambiente cai, vários sensores percebem a queda na temperatura, informam ao cérebro e geram a sensação de frio. Se a temperatura aumenta, o cérebro é avisado e gera a sensação de calor.

O objetivo é tornar a pessoa consciente do que está acontecendo, para que adote medidas adequadas: no frio, se agasalhar; no calor, procurar áreas com sombra.

Existe um sistema de ajuste específico para ameaças, localizado no cérebro, que percebe e avisa se existem perigos. Ele é denominado Sistema de Resposta a Ameaças (SRA). Ele é um alarme contra perigos que pode nos auxiliar ou atrapalhar
Quando o alarme a ameaças entra em ação, nosso cérebro recebe a informação e uma sensação é formada. Essa sensação, tecnicamente chamada de percepção subjetiva, pode assumir muitas formas, como medo, susto, preocupação ou ansiedade. Quando essa reação é muito forte, o que sentimos assume a forma de pânico.

O que as neurociências esclarecem com muitas pesquisas já consagradas é, quando ocorre a SP, a região do cérebro chamada sistema límbico, e mais especificamente a amídala cerebral, está desregulada e emite sinais falsos de perigo.

Em resumo:
A reação de pânico é o que sentimos e percebemos quando nosso Sistema de Resposta a Ameaças está funcionando em seu modo máximo.

Quais os sintomas numa crise de pânico?

O primeiro sintoma na crise de pânico é o medo intenso, um pavor enorme, paralisante, como se a morte fosse acontecer a qualquer momento.

Uma característica que distingue a SP de outros transtornos é que esses sintomas são recorrentes, a crise acontece de tempos em tempos, ela não acontece uma única vez ou esporadicamente. Outra característica é que esse pavor aparece de modo inesperado, sem aviso prévio.

Os sintomas surgem em situações específicas, em mais ou menos metade das vezes. Na outra metade, aparecem ‘do nada’: a pessoa está muito bem, ou está simplesmente dormindo, e começa a ter a reação.

As situações específicas que desencadeiam a crise de pânico são muitas vezes relacionadas a situações em que a pessoa está de algum modo encurralada, sem um lugar fácil para sair: no trânsito, metrô, teatro, cinema ou em um avião.

Quando a crise ocorre, é comum vivenciar alguns dos sintomas abaixo, além do medo intenso:

  • Medo de morrer, perder o controle ou ficar louco;
  • Sensação de falta de ar e asfixia;
  • Tontura ou vertigem;
  • Palpitações, taquicardia, aperto no peito;
  • Tremores musculares;
  • Enjoo, diarreia;
  • Transpiração excessiva, sensações de calor ou suor frio, calafrios;
  • Sentir que vai desmaiar, perder os sentidos;
  • Formigamento ou agulhadas na pele;
  • Boca seca;
  • Sensação de perda de controle sobre o próprio corpo, das emoções e dos pensamentos;
  • Sensação de irrealidade;
  • Sensação de estar afastado do próprio corpo.

O Pânico é um tipo de Transtorno de Ansiedade, e você pode saber mais clicando aqui.

Informações sobre atendimento

Acreditamos que cada indivíduo é único na interação entre corpo, mente e ambiente, e que a saúde vai além da ausência de doença, representando um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Com essa perspectiva, buscamos desenvolver um plano de tratamento personalizado e multimodal, atendendo às necessidades específicas de cada pessoa.

Para informações e marcações de consulta, clique aqui para entrar em contato pelo whatsapp, ou ligue por voz para (11) 5041-0996.

Sobre o Dr Cyro Masci, clique aqui

Siga-nos no Instagram @cyromasci

Priorize o seu equilíbrio emocional,
ele é a chave para uma vida plena e feliz.

***

Já está disponível na Amazon o novo livro do Dr Cyro Masci “PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ANSIEDADE: INFORMAÇÕES PRÁTICAS E OBJETIVAS”.

O livro é um guia direcionado àqueles que desejam compreender e superar a ansiedade na vida contemporânea. Com uma abordagem prática, objetiva e focada em aspectos essenciais para melhorar o bem-estar emocional, o livro oferece estratégias para enfrentar a ansiedade e seus sintomas correspondentes.

O livro, estruturado no formato de “Perguntas e Respostas”, tem o objetivo de elucidar, educar e conscientizar. Ele convida não apenas as pessoas afetadas por esse transtorno, mas também seus entes queridos e amigos, a adotar comportamentos e hábitos que ajudam a lidar com a ansiedade e os desafios emocionais que ela impõe.

Com exclusividade na Amazon, clique aqui

Dr. Cyro Masci
CREMESP 39126
Psiquiatra RQE CFM 9738

otorrino em florianopolisSíndrome do Pânico

OUTROS DESTAQUES

Go to Top